Como ser um gestor de negócios mais competente?

Na grande maioria das situações, empresas surgem porque uma pessoa com expertise em seu ramo de atuação tem a solução para algum problema, ou possui uma ideia para colocar em prática. O conhecimento técnico é extremamente importante para dar vida à ideia ou à solução, mas sozinho ele não faz milagres.

Para ser um gestor de negócio mais competente, o líder precisa ter em mente que são necessários três tipos de competências para gerir uma organização:

  • Competências técnicas,
  • Competências e domínio financeiro e
  • Competências de Gestão.

Assim, sobre o último tipo, algumas das qualidades de um gestor incluem:

  • Capacidade para resolução de conflitos,
  • Capacidade para resolução de problemas,
  • Motivação,
  • Comunicação,
  • Inteligência Emocional,
  • Saber delegar,
  • Construir equipes de alto desempenho,
  • Feedback e
  • Ser agentes de mudanças.

Desenvolva-se como um gestor de negócios mais competente

Capacidade para resolução de conflitos

Conflitos no local de trabalho são inevitáveis. Um gestor deve saber como gerenciar cada conflito, pois do contrário as relações entre pessoas e grupos de pessoas podem ser afetadas, o que pode ter um grande impacto na cultura organizacional e na produtividade do time.

Não apenas serem capazes de gerenciarem conflitos, gestores devem também criar situações vantajosas para os envolvidos. Uma das estratégias para isso é identificando a origem do conflito e trabalhando com as partes envolvidas para colaborar com a resolução de problemas.

Capacidade para resolução de problemas

Gerenciar pessoas requer habilidades para resolver problemas. Problemas podem ser tanto com colaboradores quanto com processos de trabalho ou relacionados à qualidade do produto ou serviço.

Os gestores devem ter a capacidade de identificar problemas, compreender técnicas básicas de resolução de problemas e facilitar um processo para resolvê-los.

Motivação

Entender o que inspira e motiva seus funcionários é característica primordial de gestores. São diversos os modelos de motivação que podem ser incorporados na estratégia para motivar os colaboradores. Importante lembrar que cada um é motivado de maneira diferente, por isso, o segredo aqui é identificar os fatores de motivação e desenvolver sistemas e processos que apoiem iniciativas motivadoras.

Comunicação

Dentre as competências de gestão necessárias, gestores precisam ter boas habilidades de comunicação. Além disso, é necessário que haja um processo de comunicação estruturado para filtrar informações em toda a organização. Recomenda-se responder às perguntas:

  • Com que frequência as informações são compartilhadas?
  • Qual é o processo para comunicar novas informações aos funcionários?

Inteligência Emocional

Uma das competências de gestão cada vez mais valorizadas, a inteligência emocional é definida como “a capacidade de controlar e expressar as emoções e lidar com as relações interpessoais de forma criteriosa e empática”. A inteligência emocional é uma marca de maturidade profissional.

Saber delegar

A importância em delegar tarefas é clara para quem já gerenciou projetos. Ao delegar, o gestor de negócio não apenas demonstra confiança como também ajuda seus colaboradores a se desenvolverem, aumentando gradualmente suas responsabilidades.

Construir equipes de alto desempenho

Em primeiro lugar, todo gestor de negócio deve ter em mente que suas equipes devem trabalhar em direção a um objetivo comum. Por isso, gestores precisam ser capazes de construir equipes fortes que sejam norteadas pelas missão e visão da organização. Isso exige que entre as competências de gestão estejam as habilidades básicas de liderança de equipe que ajudem gestores a desenvolverem times.

Feedback

Para ajudar colaboradores a desenvolverem todo seu potencial, gestores devem saber como fornecer feedback positivo e construtivo consistente, sempre tendo em mente que seu papel é motivar, da mesma maneira, funcionários com baixo e alto desempenho.

Ser agentes de mudanças

Com a competitividade acirrada, para sobreviverem as organizações acabam sendo forçadas a fazerem melhorias em produtos e serviços. Um gestor de negócio com visão estratégica entende que a mudança é constante e que, para avançar, é necessário um processo contínuo de melhorias. Além de serem agentes de mudança é importante também liderarem iniciativas de mudança.

Resiliência, organização, flexibilidade, negociação, polivalência, entre outras, são também competências de gestão que devem estar presentes em um gestor. Além delas e das que foram citadas aqui, a liderança deve atuar dentro da Gestão Empresarial.

Para encerrar: seja um gestor de negócio, e não um chefe

“Pessoas não deixam seus empregos. Pessoas deixam seus gestores”. Será isso mesmo? Na realidade, as pessoas deixam seus chefes, e não gestores.

Um chefe é aquela pessoa focada em resultados e sempre de olho em indicadores de desempenho.

Um gestor de negócio também se preocupa com isso, claro, mas sua maior preocupação está em conduzir a empresa a alcançar os resultados e melhorar seus indicadores. A cobrança de resultados, o controle e o foco em eficiência existem tanto em chefes quanto em gestores. A diferença é que dentre as competências de gestores estão o desenvolvimento de relações humanas e as características citadas neste artigo.

Para pessoas com expertise técnico, mas sem habilidades gerenciais, pode ser um grande desafio incutir em suas personalidades as competências de Gestão. Contudo, se existem gestores natos existem aqueles que podem aprender a agir como tal. Para esses casos, os serviços de mentoria ganham cada vez mais força.

Ainda, ser um gestor significa também entender que mudanças são necessárias para que a empresa alcance a próxima fase do ciclo de vida e não entre em estatísticas de mortalidade. Organizações que sobrevivem adotam a gestão de mudanças com foco na melhoria contínua. Que tal elaborar um plano de trabalho para aprimorar cada um dos elementos que o tornarão um gestor de negócios mais competente?

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