Era uma vez um homem chamado Odisseu que estava de partida para a Guerra de Tróia. Antes de partir, porém, ele decidiu deixar sua propriedade e seu filho, Telêmaco, sob os cuidados de seu amigo Mentor. Foi Mentor quem guiou o menino enquanto ele crescia.
Muitos séculos depois de Homero ter contado essa história em Odisseia, a palavra mentor saiu do idioma grego e foi tornando-se popular no ambiente de negócios para se referir a alguém com sabedoria, experiência e disposição para compartilhar conhecimentos.
Contudo, de uns anos para cá o termo vem ganhando cada vez mais força especialmente quando o assunto é Mentoria na Gestão de Negócios. Junto com ele, outros têm recebido igual destaque: consultoria e coaching empresarial. Muitas pessoas acham que se tratam de sinônimos, o que é um grande erro. Para entender o que é mentoria e como ela se difere dos outros termos, confira o artigo que preparamos.
A mentoria foca na vida profissional do mentorado, auxiliando para que ele atinja seus objetivos profissionais. O mentor não tem o propósito de treinar competências, pois seu objetivo é incentivar a autonomia para ajudar o gestor a tornar-se protagonista. Por isso, mentores são profissionais experientes e possuem vasto conhecimento na área em que atuam.
Mentores podem auxiliar profissionais com desafios no desenvolvimento de suas carreiras , orientando-os nos melhores caminhos a seguir. O viés da mentoria é, portanto, profissional e sua aplicação é mais específica.
A Mentoria na Gestão de Negócios segue a mesma linha, sendo que a relação é entre o mentor, o proprietário do negócio ou, ainda, outros tomadores de decisão. Nesse caso, ela trabalha com um pensamento estratégico, ou seja, com uma visão de futuro. Para isso, a mentoria analisa as práticas de negócio em qualquer momento do ciclo de vida empresarial e define ações para apoiar o crescimento da organização.
Como falamos, a mentoria é específica. Em outras palavras, ela foca em um objetivo, como por exemplo o crescimento organizacional. Vários benefícios são encontrados em serviços de mentoria, como:
Além disso, o trabalho de mentoria na gestão de negócios consegue maximizar os pontos positivos da empresa, preparando-a para atingir outros patamares. Outro fator importante dos mentores é em fornecer diferentes perspectivas na análise de problemas e situações rotineiras. Por exemplo, como proprietário de um negócio você precisará olhar para sua empresa com os olhos do cliente, de um investidor em potencial ou de acionistas.
Apesar de haver muita confusão entre os termos, o trabalho da consultoria apresenta uma proposta específica para um projeto da empresa. Por exemplo, consultoria em gestão de projetos ou gestão de riscos.
A consultoria organizacional busca soluções para a empresa, sendo que para isso o consultor segue etapas como diagnóstico, análise, planejamento e execução, sempre trabalhando em cima de algo pontual. Observe que é bem diferente do trabalho de coaching, como veremos a seguir.
O Mentor, de Homero, foi o homem que guiou o filho de Odisseu enquanto ele crescia. O coach também guia o seu coachee (pessoa que contrata o serviço de coaching), no entanto, ele não é necessariamente uma pessoa com experiência no ramo de atuação do seu cliente.
O trabalho de coaching consiste em fazer o cliente refletir a ter novos insights de carreira ou até mesmo pessoais. Por isso, o coach utiliza ferramentas cujo objetivo é o autoconhecimento. No ambiente organizacional os serviços de coaching empresarial são realizados geralmente em conjunto com a área de Recursos Humanos para potencializar o envolvimento dos colaboradores.
Tudo depende, claro, do objetivo do seu negócio. Para você não ficar com dúvidas, separamos cada um a seguir:
Como você pode ver, são três conceitos bem diferentes e que são úteis para fins determinados. Sugerimos a leitura do artigo Sobrevivência e mortalidade das empresas: o ciclo de vida das organizações que poderá ajudá-lo a compreender a situação atual da sua empresa. Quem sabe não esteja na hora de pensar em mentoria na gestão de negócios?
Caso ainda tenha dúvida, ou queira saber mais do assunto e avaliar o que se aplica ao seu negócio no momento, entre em contato conosco. Será um prazer falar com você. Até a próxima!
O ESG no C-level muitas vezes acaba ficando apenas dentro do cumprimento legal. O que…
Veja como o PMO atual pode ser mais estratégico e adequar-se à era de mudanças…
Veja como está a transformação digital nas empresas latino-americanas e o que fazer para priorizar…
Neste artigo, apresentamos os atributos de empresas resilientes e mostramos o que sua organização pode…
Em 1945, o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill disse a célebre frase: “Nunca desperdice uma boa…
Muito provavelmente você já deve ter se deparado com textos falando sobre como reduzir a…