Um dos objetivos da Gestão de Riscos é a redução da incerteza. Em outras palavras, atua como uma aliada da sustentabilidade da empresa a longo prazo, protegendo principalmente sua marca e reputação.
Quando falamos em riscos corporativos e seu correto gerenciamento, nos referimos à identificação dos riscos que afetam um negócio, à compreensão desses riscos e à decisão sobre qual ação tomar para mitigá-los ou eliminá-los. Grandes corporações possuem uma equipe multidisciplinar que cuidam do gerenciamento de riscos, bem como são aptas a alocarem recursos para esse fim. Todavia, sabemos que muitas das pequenas e médias empresas ainda enxergam a Gestão de Riscos como um esforço que não podem arcar.
O gerenciamento de riscos de pequenos e médios negócios ainda é um aspecto negligenciado. Vários proprietários de empresas de porte menor ainda não conseguem reconhecer que o risco é parte integrante do dia a dia de suas operações. Por consequência, não se atentaram ao fato de que um plano de gerenciamento de risco bem concebido é imperativo para a empresa sobreviver e prosperar.
Se você faz parte deste grupo, não tem problema. Nosso objetivo com este artigo é ajudar você a conhecer um pouco mais desse universo, entendendo alguns dos riscos de pequenos e médios negócios. Esperamos que assim você enxergue os riscos com outros olhos e consiga gerenciá-los com a eficácia que sua empresa merece.
Cada empresa tem suas próprias características e, portanto, possui diferentes tipos de riscos. Contudo, existem aqueles que são aplicáveis a toda organização e cuja ocorrência pode ser prejudicial à longevidade do negócio. São eles:
Tanto grandes como pequenas e médias empresas sofrem com os riscos de mercado. Organizações devem estar cientes das mudanças no mercado e de como fatores externos, como as taxas de câmbio, alterações em políticas internacional, crise mundial, podem afetar seus negócios.
Muitos proprietários acham que os riscos de pequenos e médios negócios não englobam o que acontece no outro lado do mundo, por exemplo. Mas o fato é que uma crise na China pode afetar o seu cliente que, consequentemente, deixará de comprar da sua empresa.
É possível mitigar este risco monitorando as influências do mercado, identificando as ameaças e criando um plano de como enfrentá-las no futuro.
A reputação é algo que, uma vez abalada, é difícil recuperar. Ainda mais quando falamos de empresas menores, que não têm dinheiro para investir em ações de marketing que podem reverter o quadro e fazer a organização voltar a ter credibilidade.
Os riscos de pequenos e médios negócios com relação à reputação podem resultar em clientes migrando para a concorrência. Para evitar que isso ocorra, é essencial que toda empresa se atente aos riscos de compliance, que envolvem fraude, corrupção, vazamento de dados de clientes e má conduta dos colaboradores.
Uma dica para ajudar no monitoramento de riscos de reputação, e evitar que eles ocorram, é implantar a Governança Corporativa. Para saber mais, recomendamos o artigo: Por que você precisa conhecer sobre Governança Corporativa?
Risco de crédito é o risco de perda que ocorre quando a contraparte não faz o pagamento da dívida que lhe deve. Dentre os riscos de pequenos e médios negócios temos que lembrar da inadimplência, algo que afeta organizações de todos os portes.
Infelizmente, a inadimplência acontece o tempo todo, em especial durante condições econômicas desafiadoras. Qual é o seu plano de gerenciamento de risco? Você tem as provisões apropriadas para devedores duvidosos (PDD)?
Algumas medidas para abordar o risco de crédito incluem o uso de precificação baseada em risco e a diversificação de clientes e de fluxos de receitas. Justamente por ser a inadimplência um grande problema para o caixa das organizações é que você deve monitorá-la de perto. E mais: criar ações para evitar que o número de clientes inadimplentes cresça.
Os riscos de pequenos e médios negócios estão também no dia a dia das operações comerciais da empresa. Problemas nas equipes, falhas em processos, sistemas e máquinas podem afetar sua organização.
A identificação, medição, monitoramento e gerenciamento do risco operacional é de extrema importância. É primordial que a empresa estabeleça processos operacionais fortes e eficientes. Isso inclui definição de funções e responsabilidades, adoção de controles internos e mecanismos de revisão gerencial.
Os maiores riscos de pequenos e médios negócios são os financeiros. Em muitos casos, os fundadores investiram seu próprio dinheiro ou realizaram empréstimos para fazer a organização decolar. Por isso, a pressão para obter sucesso é imensa.
O fluxo de caixa é sempre uma das maiores preocupações, afinal, é preciso constantemente monitorar se o dinheiro para manter as operações, pagar os funcionários e realizar investimentos está realmente entrando. Um planejamento financeiro cuidadoso pode ajudar a mitigar este risco.
Especialmente em pequenas empresas é comum vermos a inexistência de processos formalizados de tomada de decisão. Concorrentes podem aparecer e começar a oferecer um produto ou serviço similar. A tecnologia pode mudar, apresentando uma nova oportunidade ou tornando um processo atual obsoleto. Novos regulamentos podem forçar seu negócio a mudar a maneira de operar.
O ambiente externo mutável é um dos riscos de pequenos e médios negócios especialmente porque influencia na estratégia que a empresa deve tomar, como por exemplo: estratégia de vendas, de marketing e de produção.
Para lidar com esse risco, uma dica é monitorar constantemente o mercado. Realize pesquisas com base nas tendências do setor e de seus concorrentes.
Equipamentos mais antigos podem tornar-se lentos ou exigir mais manutenção. Peças desgastadas podem causar danos ou causar o mal funcionamento de máquinas. Quanto uma van de entrega com problema, por exemplo, custaria à sua empresa por um dia?
A maioria das empresas depende de sistemas computacionais para operarem. A falha nesses sistemas representam riscos de pequenos e médios negócios, uma vez que pode resultar em tempo de inatividade. A conta é simples: o tempo de inatividade de danos físicos ou sistemas desatualizados pode diminuir o lucro do seu negócio. Por isso, mantenha o controle de suas máquinas e equipamentos em dia.
Os objetivos de uma pequena empresa são os mesmos dos de qualquer porte de organização: maximizar as vendas, reduzir gastos, aumentar a participação no mercado, ampliar lucros, satisfazer consumidores e por aí vai. Os riscos que rondam qualquer negócio, se não forem antecipados e tratados de forma eficaz, podem resultar em um revés temporário ou até mesmo em um dano irreparável, impedindo a empresa de atingir os objetivos citados.
Sem um plano efetivo de gerenciamento de riscos, proprietários de pequenas e médias empresas passam a confiar apenas no “feeling” para gerenciar os riscos. Para resolver isso e garantir que riscos sejam combatidos com sucesso, a única maneira é implementar um plano de gerenciamento de riscos.
Neste artigo buscamos mostrar alguns dos principais riscos de pequenos e médios negócios para que você veja o quanto o assunto está mais perto da sua empresa do que você imagina. Para ajudar com o próximo passo, que é a elaboração de uma estratégia sólida de gerenciamento de risco, você pode conferir neste link nossos outros materiais sobre o tema. Alguns deles incluem:
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