Um pensador disse uma vez que a única certeza da vida é a mudança. No contexto empresarial essa é uma verdade incontestável. Dentre as tantas mudanças pelas quais passam uma organização, seja por razões internas ou por motivos externos, está o modo como elas são operadas.
Se no passado não tínhamos a tecnologia do nosso lado, hoje em dia as operações dentro de uma empresa são praticamente todas orientadas para um mundo mais tecnológico. A essa transição damos o nome de Transformação Digital. O foco dessa nova “era” está cada vez mais centrado em proporcionar boas experiências digitais aos clientes e funcionários. Para isso, claro, é preciso investimento em tecnologia.
Apesar de estar totalmente ligada à tecnologia, temos que entender que Transformação Digital não está somente relacionada a abraçar essas novas tecnologias. Isso, por si só, não trará resultados para a empresa.
Muito além disso, a Transformação Digital requer uma mudança de pensamento e cultura. Isso porque ela demanda às organizações promoverem uma mudança positiva nos processos, nas pessoas e nos modelos de competência. Exatamente por isso que precisamos dar um olhar diferenciado ao assunto, entendendo que Transformação Digital não é sinônimo somente de inovação.
Sabemos que os líderes de hoje estão sob grande pressão para fazer mais do que nunca. Quando levamos o assunto da Transformação Digital à liderança, destacamos que não se trata apenas de adaptação, mas sim do entendimento que para adaptar-se ao novo cenário é preciso ser proativo em abraçar a causa.
Ao contrário do que muitos pensam, em um cenário extremamente competitivo não basta apenas automatizar processos, investir em tecnologia e montar uma equipe focada em inovação. Saber sobre novas capacidades tecnológicas não é o suficiente para os líderes de hoje. Para que a Transformação Digital resulte em melhores produtos e serviços, e menos gastos, é preciso que a liderança exerça um papel motivador nessa jornada.
Alguns dos pontos que líderes devem se atentar ao abordar o tema são:
As pessoas são os ativos mais importantes de qualquer organização. Apesar de a Transformação Digital falar da adoção de novas tecnologias para otimizar processos e fluxos de trabalho, além de acelerar a entrega de produtos e serviços aos clientes, ela só pode iniciar se todos os envolvidos entenderem o que está acontecendo.
Imagine que sua empresa adote um novo sistema para controle de processos a fim de garantir agilidade. Se os colaboradores não se adaptarem à mudança, o produto será um gasto e não um investimento. Suponha agora que sua organização passe a adotar um novo método de suporte aos clientes, sem avisá-los. No primeiro momento que um cliente perceber a mudança, ele poderá se mostrar insatisfeito.
Mesmo que a adoção da tecnologia para o suporte ao cliente tenha sido realizada para agilizar o atendimento de tickets, por exemplo, sem explicar ao seu público o motivo da mudança ela pode resultar em problemas ao negócio. Isso ocorre porque o ser humano de modo geral é avesso às mudanças.
Como líder, você não pode presumir que a Transformação Digital será entendida pelos seus colaboradores. O seu papel é o de ser transparente, mostrando a eles os resultados que serão alcançados e como eles ganharão com isso. Pessoas precisam abraçar as mudanças para que elas deem certo. E isso começa, claro, pela parte mais alta da estrutura organizacional, ou seja, pelos cargos de liderança.
Quando pessoas mudam, fica muito mais fácil mudar a cultura da empresa para o foco em Transformação Digital. Isso significa que os líderes devem incentivar que seus colaboradores tomem decisões e assumam responsabilidades. Uma gestão muito centralizada engessa processos, o que acaba indo contra toda a agilidade que prega a Transformação Digital.
A cultura da empresa nessa nova era deve ser a de estar aberta às mudanças, fazendo com que colaboradores vejam toda a tecnologia disponível como facilitadora para seus trabalhos. As pessoas precisam acreditar nas novas tecnologias implantadas em sua empresa. Essa mudança de cultura deve partir da liderança.
O tempo em que um líder ficava sentado tomando decisões e não comunicava seus liderados passou (ou pelo menos é assim que deveria ser). A Transformação Digital exige da liderança o exercício de um papel mais transparente, no qual o diálogo é valorizado.
A transparência deve iniciar desde a hora de transmitir as metas da empresa até no acompanhamento dos resultados. Um líder espera que seus liderados trabalhem para trazer resultados. Contudo, se eles não souberem que resultados serão esses, você vai concordar que a missão será impossível. O mesmo se aplica à adoção da Transformação Digital, pois não adianta querer que colaboradores mudem da noite para o dia se eles não entendem o que está acontecendo (e por qual motivo).
Um ponto que muitos líderes deixam de lado, especialmente na hora de cortar gastos, é o investimento em capacitação. Não basta apenas adotar uma nova tecnologia e explicar os resultados que se espera disso. É essencial que seus colaboradores estejam confiantes em adotar as mudanças, e isso só é possível com o entendimento de que eles precisam ter domínio naquilo que irão atuar.
Além disso, empresas que capacitam seus colaboradores estão mostrando que acreditam no seu potencial, o que faz sentirem-se mais motivados tanto a crescerem quanto a fazerem a Transformação Digital sair do papel.
É também papel do líder ter conhecimento da tecnologia. Muitos especialistas dizem que o tempo em que questões tecnológicas ficavam sob responsabilidade da área de TI já acabou. Isso significa que por mais avesso à tecnologia que um líder seja, ele deve mudar essa postura e ser ativo nas mudanças tecnológicas.
Em toda a organização, os líderes devem aprender e acompanhar as tendências digitais, as implicações dessas tendências para seus negócios e como aproveitar as novas tecnologias. Isso não significa, claro, que a liderança precise entender como a tecnologia funciona (isso continua sendo papel da TI), mas, sim, deve entender por que ela é importante e como usá-la.
Por fim, o papel do líder na Transformação Digital continua sendo o de liderar. A diferença é que para uma estratégia de sucesso esse mesmo líder precisa ser a voz da inovação digital, abraçando a causa e inspirando seus times a fazerem o mesmo.
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Créditos: Pixabay por Gerd Altmann.
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