O setor industrial tem passado por grandes transformações nas últimas décadas. Um exemplo disso é que hoje indústrias conseguem ter uma integração de informações que nasce no chão de fábrica e dirige-se até os consumidores. Nesse ciclo, preza-se por processos que atendam aos padrões de sustentabilidade. Busca-se, também, por redução custos e aumento de eficiência e de produtividade. De forma resumida, isso tem a ver com a chamada Indústria 4.0.
É bem provável que você já tenha lido a respeito, ou tenha ouvido falar sobre ela. Neste artigo, explicaremos o que é Indústria 4.0 e abordaremos também algo que tem a ver com essa revolução, mas que atinge a maneira como provemos e recebemos serviços. Trata-se do termo Serviços 4.0. Para saber mais, invista alguns minutos no texto que preparamos para você.
Originário em 2011, na Alemanha, por um grupo de representantes de diferentes áreas (como negócios, política e academia), o conceito de Indústria 4.0 combina os avanços da tecnologia da informação e da comunicação. É conhecida também como Quarta Revolução Industrial e tem a ver com fábricas inteligentes e versáteis apoiadas na computação, automação e conectividade.
Na Indústria 4.0, graças aos sistemas cyber-físicos e a versão industrial da Internet das Coisas (essa versão é conhecida por Industrial Internet of Things, ou IIoT), os processos de produção tornam-se cada vez mais autônomos, eficientes e customizáveis. As chamadas fábricas inteligentes conectam máquinas à Internet e, com isso, equipamentos localizados em uma planta conseguem comunicar-se com outros localizados em um país diferente. Em outras palavras, com a Indústria 4.0 temos cadeias de produção integradas.
Para entender como a Indústria 4.0 se tornou um termo amplamente difundido, é preciso ter conhecimento sobre o que a antecedeu (informações retiradas do site https://www.cleverism.com/industry-4-0/):
Nesse contexto, temos a Quarta Revolução Industrial, caracterizada pela introdução de tecnologias de produção em massa personalizadas e flexíveis. Máquinas operam de forma independente, sendo capazes de coletar dados, analisá-los e tomar ações mais precisas por conta própria (ou facilitando e agilizando a tomada de decisão pelos seres humanos, diminuindo inclusive os riscos do negócio).
Como você pode ver, o conceito é bastante técnico e em um primeiro momento voltado ao setor de manufatura. A verdade é que a Quarta Revolução Industrial afeta também outros segmentos como construção civil, saúde, meio ambiente etc.
Até aqui mostramos uma visão das mudanças nas fábricas, mas é importante destacarmos que as inovações devem ser benéficas tanto para quem produz, quanto para quem compra. Por isso chamamos a atenção para o termo Serviços 4.0.
Clientes cada vez mais exigentes, que querem ser atendidos com rapidez e eficiência, e que buscam por interações em vários canais. Na quarta revolução industrial, vimos surgir também a era Serviços 4.0, a qual pode ser caracterizada como uma nova abordagem que ajudará as empresas a atender às demandas dos clientes. Em suma: é a transformação da forma como os serviços são oferecidos e entregues.
Se você fizer uma pesquisa no Google, verá que pouco ainda se fala ou se explica sobre Serviços 4.0 (em comparação com a Indústria 4.0). Na Wikipédia, temos que (tradução literal):
“Serviços 4.0 é um termo para tecnologias e conceitos de organizações de funções de serviço e suporte, com base em novos conceitos tecnológicos disruptivos (big data, mobilidade), a Internet das Coisas e a Internet de Serviços. É um conceito semelhante ao da indústria 4.0, aplicado à cadeia de valor. Os proponentes do Serviço 4.0 afirmam que é uma grande oportunidade para as empresas de serviços dar um salto em termos de eficiência e eficácia, e uma oportunidade para os usuários do serviço descobrirem e se beneficiarem de novos recursos, impossíveis de serem entregues antes dessa disrupção.”
Analisando a explicação trazida pela Wikipédia, observe que ela destaca “oportunidade para as empresas de serviços dar um salto em termos de eficiência e eficácia, e uma oportunidade para os usuários do serviço descobrirem e se beneficiarem de novos recursos”. Desse modo, entendemos duas coisas. A primeira é que Serviços 4.0 é centrado no ser humano. Isso significa que provedores passam a oferecer serviços de uma forma que estejam aptos a atender às necessidades de seus clientes.
O segundo ponto por nós destacado é a importância de observarmos que Serviços 4.0 não se trata apenas sobre os clientes, mas é também centrada nos funcionários. Explicando: justamente graças ao ecossistema formado pela Indústria 4.0, o qual permite que as máquinas aumentem o desempenho dos trabalhadores automatizando tarefas repetitivas, os funcionários passam a se concentrar em aspectos como inovação, criatividade, inteligência emocional e pensamento crítico e analítico. Desse modo, colaboradores passam a sentir-se motivados a:
E como chegar na era Serviços 4.0? Utilizando os avanços da tecnologia, trazidos pela Indústria 4.0. Por exemplo, dados e informações sobre os clientes coletados (Big Data e Analytics) conseguem encontrar padrões na maneira em que o cliente usa o produto. A partir daí as empresas podem descobrir melhorias a serem realizadas em seus produtos/serviços. Além disso, organizações podem desenvolver produtos ou serviços novos e diferentes a fim de satisfazer as reais necessidades de seus clientes.
Muito tem se discutido sobre a Indústria 4.0 e todas as mudanças que ela traz especialmente para o setor de manufatura. Neste artigo não nos aprofundamos em termos como IoT, Big Data e Machine Learning (para citar alguns). Nosso objetivo foi o de trazer a disrupção para discussão. Muito mais do que estarmos cientes, temos que nos preparar para as mudanças que estão acontecendo. Em alguns setores, em especial aqueles que operam com máquinas e equipamentos, a mudança pode até ser mais visível, mas isso não significa que outros segmentos não sejam afetados.
Com tecnologias como Analytics e Big Data empresas conseguem melhor entender padrões de compras e necessidades de seus clientes, e isso é algo importante para todos nós, como líderes de negócios.
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Créditos imagem: Pixabay por Gerd Altmann
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