Um Escritório de Gerenciamento de Projetos (ou Project Management Office – PMO) é definido como um provedor de serviços que deve atuar para trazer benefícios aos stakeholders que o demandaram. Nesse caso, PMOs devem entender que stakeholders são seus clientes, os quais possuem necessidades específicas a serem atendidas.
Compreender as necessidades dos clientes é fundamental para que o PMO consiga trazer resultados à empresa. Mas, que resultados são esses? Quais benefícios se espera de um Project Management Office? Para encontrar as respostas a ambas as perguntas invista alguns minutos na leitura deste artigo e entenda sobre as funções do escritório de gerenciamento de projetos.
Basicamente, é de responsabilidade do escritório de gerenciamento de projetos (PMO) controlar a gestão de projetos. Ele fornece apoio, ferramentas, recursos, assistência, padrões e diretrizes a todos os gerentes de projeto.
Para entender sobre as funções do escritório de gerenciamento de projetos, imagine que de um lado temos você, o cliente, e do outro temos o PMO. Como cliente, você provavelmente tem expectativas com relação ao escritório. Como cliente, você quer resultados.
O PMO, por sua vez, quer atender às expectativas do cliente, o qual pode ser a gerência sênior, os chefes de departamento, os gestores de projetos etc. Cada stakeholder terá expectativas diferentes das funções do escritório de gerenciamento de projetos.
Para atingir a essas expectativas, o PMO trabalha com base nos benefícios que pode oferecer. A partir desses benefícios definem-se as funções de cada escritório, e por consequência faz-se seu desenho.
Sendo assim, note que o papel do PMO será diferente em cada organização. É importante que stakeholders sejam consultados a fim de que o escritório de gerenciamento de projetos compreenda as necessidades e consiga determinar como enquadrar-se na empresa.
Já que PMOs têm funções diferentes, como entender exatamente o que faz um escritório de gerenciamento de projetos?
Para iniciar a discussão, partimos de uma pesquisa com 500 PMOs em todo o mundo publicada no artigo intitulado A multi-phase research program investigating project management offices (PMOs): the results of phase I [Hobbs, J. B. & Aubry, M. (2007). A multi-phase research program investigating project management offices (PMOs): the results of phase I. Project Management Journal, 38(1), 74–86]. A partir dela, os autores identificaram as 26 funções do escritório de gerenciamento de projetos vistas como as mais comuns. São elas:
Com as principais funções do escritório de gerenciamento de projetos estabelecidas, temos a visão do PMO. Como elas variam de acordo com a organização, a fim de estabelecê-las é necessário definir os benefícios esperados pelo cliente.
Baseando-se em seus clientes, Américo Pinto, Marcelo F. De Matheus Cota e Dr. Ginger Levin definiram os potenciais benefícios esperados dos PMOs (artigo The PMO Maturity Cube, a Project Management Office Maturity Model). São eles:
Com base nas funções do escritório de gerenciamento de projetos e nos benefícios esperados dos PMOs, o PMO Value Ring definiu um modelo denominado PMO Mix Manager. De acordo com o modelo, é possível estabelecer correlações entre funções oferecidas pelo PMO e a percepção de quais benefícios poderiam ser mais ou menos prováveis de serem observados.
Isso significa que as funções do escritório de gerenciamento de projetos devem ser estabelecidas na relação entre combinação das necessidades, expectativas de benefícios e resultados esperados pelos clientes. Somente dessa forma é que um PMO pode realmente gerar valor consistente na organização.
As funções do escritório de gerenciamento de projetos devem ser definidas com base nas necessidades dos stakeholders, bem como nos resultados por eles esperados. Importante destacar que essas funções não são imutáveis. O PMO deve constantemente reavaliar suas funções na organização, uma vez que as necessidades e expectativas do cliente podem mudar.
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Créditos imagem: Unsplash por Alvaro Reyes
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