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Como as empresas latino-americanas podem se transformar?

Em 2015, o índice da digitalização da produção nas empresas latino-americanas era de 47,9. Esse número é comparável à Europa Oriental, apesar disso, é significativamente menor do que nas regiões mais desenvolvidas, como a Europa Ocidental ou a América do Norte.

A informação vem do estudo realizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, intitulado “Digital Transformation of Latin America and the Caribbean: The CAF Digital Ecosystem Observatory”.

O cenário mudou quando a tecnologia foi vista como a única maneira de as empresas sobreviveram na pandemia. Vendas online, trabalho remoto e atendimento virtual foram algumas das ações adotadas por negócios que perceberam a necessidade da transformação digital para se desenvolverem.

“Transformação”, aliás, é uma palavra presente na agenda de executivos de organizações que querem se manter em um mercado cuja competitividade fica cada vez mais acirrada. É aí que vem a pergunta:

Como está a transformação digital nas empresas latino-americanas?

De acordo com o Latin America Digital Transformation Report, os maiores usuários de internet do mundo são os latino-americanos. Além disso, o número de unicórnios na região dobrou em 2021.

O mesmo estudo constatou uma ascensão de tecnologia e startups na região, resultado de “investimentos sem precedentes”, como cita o próprio estudo. Parte desses investimentos tem sido realizado por empresas de tecnologia e investidoras chinesas que enxergam no setor tech latino grandes oportunidades de crescimento.

Ainda conforme a pesquisa, a transformação digital nas empresas da América Latina é um ecossistema em desenvolvimento, cujos pilares são comunicação, conteúdo e e-commerce. O destaque vai para as lojas virtuais, as quais têm crescido aceleradamente, permitindo a digitalização do varejo offline.

Com relação aos setores que estão sofrendo mudanças graças à transformação digital, o estudo aponta dois que são tidos como fundamentais para a economia latino-americana: agricultura e serviços financeiros.

No que diz respeito aos agricultores, eles buscam novos serviços viabilizados por tecnologia, incluindo serviços de dados e logística. Já as grandes apostas do mercado financeiro são criptomoedas e finanças integradas.

Em suma, o relatório mostra o quanto a pandemia contribuiu para a rápida adoção de tecnologias que têm definido as preferências do consumidor, a dinâmica do local de trabalho e os modelos de negócios. Tudo isso, por sua vez, contribui para que as empresas latino-americanas acelerassem a transformação digital de seus negócios.

Mas existe um outro detalhe que contribui para essa transformação. “A região se destacou em transformação em parte porque é base para um ambiente empresarial dinâmico e com alto grau de volatilidade”, cita este artigo da McKinsey.

Ainda segundo o texto, na jornada da transformação as empresas latino-americanas têm diferentes caminhos a seguir, os quais podem ser definidos de acordo com quatro diferentes arquétipos de transformação.

Os arquétipos de transformação digital

Conforme o artigo “Acelerando a transformação nas empresas latino-americanas”, publicado pela McKinsey, o entendimento dos quatro arquétipos pode ajudar os executivos a compreenderem o que deve ser priorizado. São eles:

  • Transformações de performance (de boa a ótima): são normalmente implementadas por empresas líderes em suas indústrias e que desejam aumentar ainda mais sua vantagem competitiva.
  • Transformações do modelo operacional (reinventando o que é fundamental): costumam fazer parte de empresas que adotam ações preventivas a fim de melhorar a resiliência. Tratam-se, normalmente, de players já estabelecidos no mercado, mas que têm a necessidade de manter o ritmo com disruptores mais ágeis.
  • Mudanças de portfólio ou transformações de crescimento (esquentando os motores): são empresas que fazem uma mudança significativa no escopo do negócio. Dentre essas mudanças estão a criação de novas ofertas e/ou novos negócios e a entrada em novas regiões. Para isso, essas organizações precisam ser velozes e adaptáveis.
  • Transformações de empresas em dificuldade (recuperando o caminho perdido): neste quatro arquétipo temos as organizações afetadas por altas dívidas ou entraves competitivos ou da indústria (como por exemplo mudança no comportamento do cliente). Aqui, o foco principal dos executivos costuma ser a geração de caixa no curto prazo. Para garantir a continuidade do negócio, eles tendem a sacrificar objetivos de longo prazo.

Como priorizar a transformação digital

O texto da McKinsey apresenta as cinco plataformas para a transformação digital:

  1. Mire alto
  2. Mobilize toda a organização e envolva o CTO
  3. Reforce os talentos e foque na saúde organizacional
  4. Pense na tecnologia em função do negócio
  5. Trate a transformação como algo contínuo

Além delas, é importante que empresas latino-americanas priorizem as iniciativas digitais. Isso não é nenhuma novidade, pois líderes já entenderam há algum tempo que com tecnologia e automação de processos as organizações têm mais chances de obter melhores resultados.

A tecnologia pode, ainda, fornecer mais alternativas quando se trata de modelos de negócios ou mudanças de portfólio. Como citado pelo artigo da McKinsey, realizar mudanças exige adaptabilidade e velocidade e, sem dúvidas, os avanços tecnológicos possibilitam isso.

Outro ponto importante quando tratamos de transformação digital nas empresas latino-americanas é a criação de uma cultura orientada em dados. Conforme menciona este outro artigo publicado pela McKinsey, quando as atividades baseiam-se em dados “a cultura organizacional pode acelerar a aplicação de análises, amplificar seu poder e afastar as empresas de resultados arriscados”.

Por fim, destacamos que a transformação digital requer uma análise mais detalhada de todos os processos. Afinal, a partir do momento que os processos são otimizados, sincronizados e integrados usando a tecnologia, as empresas podem funcionar com muito mais eficiência.

Colocando em outros termos, o gerenciamento de processos de negócios pode ser considerado como uma alavanca para empresas latino-americanas conduzirem uma transformação digital bem-sucedida.

Leia também: Como fazer Mapeamento de Processos de Gestão de Negócios?

Concluindo

Se de um lado a pandemia do COVID-19 interrompeu as atividades de negócios no mundo inteiro, por outro acelerou uma mudança em direção à digitalização em diversos setores.

Empresas latino-americanas não ficaram para trás e logo adotaram tecnologias digitais em indústrias como comércio, educação e saúde.

Para muitos especialistas, foi a necessidade de adaptação que acelerou a adoção de tecnologias digitais nos países do continente. E é justamente essa transformação trazida pelas tecnologias que oferecerá boas oportunidades para a recuperação pós-pandemia.

Para encerrar, deixamos a sugestão de leitura do artigo: A liderança mudou em tempos de caos e complexidade?

Créditos imagem: Unsplash por Timothy Muza.

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Patricia C. Cucchiarato Sibinelli
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