importancia do gerenciamento de riscos

Entenda a importância do Gerenciamento de Riscos

Não cansamos de falar que a capacidade de gerenciar riscos é o diferencial para empresas tomarem decisões de negócios com muito mais confiança. Se batemos nessa tecla é porque entendemos que quando conhecem os riscos que estão enfrentando, as organizações passam a dar um passo adiante, isto é, a se antecipar para lidar com potenciais problemas.

Para nós, da Glic Fàs, isso está bastante claro. Se você tem nos acompanhado já sabe como a Gestão de Riscos pode salvar seu negócio, mas, mesmo assim, entendemos que o assunto pode render algumas dúvidas como:

  • Qual é a importância do Gerenciamento de Riscos para pequenas e médias empresas?
  • Qual é a importância para empresas familiares?
  • E a importância do Gerenciamento de Riscos para empresas em crescimento ou expansão?

Para começar a conversa, vamos ao primeiro ponto:

Gerenciamento de Riscos é importante para qualquer negócio

A principal causa de incertezas em qualquer organização é, sem sombras de dúvidas, o risco. Mas não são apenas as incertezas ou ameaças que rondam uma empresa. Como já esclarecemos em outra ocasião, a gestão de riscos tem a ver tanto com identificar oportunidades quanto com evitar ou mitigar perdas.

Quando uma empresa define objetivos sem levar em consideração os riscos, é bem provável que em algum ponto da sua estratégia ela tenha que fazer desvios com relação a esses objetivos. Isso porque, muitas vezes, uma meta planejada pode ter que sofrer alterações justamente porque um risco imprevisto aconteceu e a organização foi obrigada a ter que “apagar o fogo” antes que tudo desabasse.

Uma vez que na Gestão de Riscos nos antecipamos a um evento negativo ou positivo para tomarmos decisões, entendemos que sem ela uma empresa não pode definir seus objetivos para o futuro. Por isso, organizações que se preocupam com sua perenidade têm se concentrado em identificar e gerenciar os riscos antes que eles venham a afetar o negócio.

Isso significa que toda empresa que se preocupa com sua longevidade inevitavelmente terá que entender a importância do Gerenciamento de Riscos e a trilhar esse caminho. O ideal é que a preocupação aconteça desde o início, quando ainda tratamos de uma pequena empresa. Isso fará com que desde o começo das operações se tenha uma cultura de Gestão de Riscos enraizada.

A Gestão de Riscos tem tudo a ver com gestão profissionalizada, o que nos leva ao próximo ponto:

A importância do Gerenciamento de Riscos para empresas familiares

Se todas as empresas enfrentam riscos, as familiares, obviamente, não são exceção. Por geralmente terem uma abordagem mais conservadora para gerenciar suas operações, negócios familiares são considerados mais adversos ao risco do que seu pares não familiares.

Dentro de um contexto familiar, existem alguns pontos nos quais uma ameaça ou oportunidade pode surgir:

  • Risco de reputação: o potencial de ganho ou perda para a posição ou status da família e do negócio, incluindo nome, marca e produtos ou serviços. Quando tratamos de negócios familiares, a importância do Gerenciamento de Riscos é ainda maior no que tange à reputação da organização, pois é o nome da família que está em jogo.
  • Família: outro ponto importantíssimo para organizações familiares. Aqui entra o potencial para fortalecer ou diminuir a confiança e a coesão dentro da família. O risco de relacionamento familiar tem a ver com tomar decisões que podem acabar afetando o funcionamento do ciclo familiar. Imagine que seja necessário demitir um parente por mal desempenho. Se você o fizer, poderá causar intrigas na família. Por outro lado, se não o fizer o negócio poderá sofrer sérias consequências.
  • Risco de segurança: potencial para criar danos ou aumentar a proteção do grupo familiar, seus bens materiais e propriedades.
  • Risco financeiro: potencial de ganho ou perda em termos de rentabilidade, receita, retorno sobre investimento, retorno sobre o patrimônio líquido, valor para o acionista, valor para a família, nível de endividamento, investimentos etc.

Aqui citamos apenas quatro exemplos, mas claro que a lista é muito maior. O que queremos é mostrar para você a importância do Gerenciamento de Riscos para empresas familiares, uma vez que ele visa proteger os ativos da família e os lucros do negócio, reduzindo o potencial de perda antes que o mesmo venha a ocorrer, ou maximizando possíveis oportunidades.

E empresas em crescimento ou expansão?

A importância do Gerenciamento de Riscos está intimamente ligada com o desejo que um negócio tem de permanecer no mercado e, claro, de crescer ou expandir. Em outras palavras, se uma empresa quer se manter competitiva ela terá que lidar com seus riscos, mapeando-os e gerenciando-os.

Pense no risco como no estresse, ou seja, um e outro nem sempre significam algo ruim. Por exemplo, quando em uma posição de estresse você pode ser estimulado a melhorar seu desempenho, assim como um risco pode significar uma grande oportunidade. Todavia, ambos devem ser gerenciados para que a sua saúde (no caso do estresse) ou a saúde da sua empresa (no caso dos riscos) não sejam prejudicadas.

Ao iniciar um negócio, o empreendedor geralmente arrisca o dinheiro inicial e a reputação. À medida que sua empresa cresce, mais pessoas são empregadas, a base de clientes aumenta e, por consequência, os riscos serão diferentes. É importante, portanto, perceber que os riscos vão mudar à medida que a organização cresce ou expande.

Imagine que você queira começar a operar em uma nova região. Existe o risco de não ter público para seu produto ou serviço, de a concorrência ser muito acirrada ou de aquele mercado em específico não estar preparado para o que sua empresa oferece. Por outro lado, pode existir também uma oportunidade de você ganhar mais clientes ou de conseguir ser o primeiro na região a oferecer tal produto ou serviço.

Tudo isso deve ser avaliado, pois reduzirá a probabilidade de um incidente afetar negativamente sua empresa ou maximizará uma oportunidade. Por esse motivo, é importante alocar tempo, orçamento e recursos para mapear os riscos e tomar as ações necessárias.

Para ajudar você sugerimos a leitura de dois artigos:

Concluindo

Quanto mais capaz uma empresa for em gerenciar seus riscos, mais confiante ela estará com relação às futuras decisões de negócios. Por isso, como procuramos mostrar, a importância do Gerenciamento de Riscos está em conseguir antecipar-se a situações de ameaças ou oportunidades.

A Gestão de Riscos é para qualquer empresa, não importando seu porte ou se ela está em crescimento ou expansão. Logicamente, o assunto deve estar na pauta também de negócios familiares, principalmente lembrando que o risco de reputação tem um peso muito grande nesses tipos de organizações.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido um pouco mais sobre a importância do Gerenciamento de Riscos. Fique à vontade para compartilhar sua opinião. Convidamos você também a acessar o Glicando, o blog da Glic Fàs, e ficar por dentro de nossos outros posts.

Créditos imagem: Pixabay por Gerd Altmann

2 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contate-nos

Patricia C. Cucchiarato Sibinelli
  • Diretora Executiva
  • Mentoria em gestão de negócios.
  • Tel: (11) 9 9911 0274