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Como você pode engajar os seus colaboradores através da Avaliação de desempenho?

Perder o melhor do capital humano da sua empresa não apenas prejudica a produtividade como pode potencializar o trabalho do concorrente. Infelizmente, reter talentos é uma missão cada vez mais difícil, especialmente aqueles de alto desempenho.

Organizações que possuem estratégia eficaz de engajamento dos colaboradores e uma força de trabalho altamente motivada, na certa possuem mais chances de reter os melhores desempenhos e de atrair novos talentos. Pense o seguinte: para contratar os profissionais que você possui hoje foram investidos tempo, esforço e dinheiro. Agora é necessário pensar em ações para mantê-los atuando no seu negócio.

Empresas de sucesso são orientadas por valor, com culturas centradas no funcionário e, por isso, conseguem reter talentos. Em outras palavras, conseguem fazer com que seus atuais colaboradores não passem o tempo livre em busca de uma nova oportunidade.

Com um quadro profissional engajado, a organização consegue produzir mais e melhor. Mas como conseguir com que funcionários queiram alavancar em direção aos objetivos do negócio? Como medir o engajamento do profissional? Para isso, um instrumento muito utilizado é a Avaliação de Desempenho.

Mas, antes: satisfação dos funcionários ou engajamento dos colaboradores?

Antes de abordarmos sobre a avaliação de desempenho propriamente dita, queremos apenas esclarecer uma diferença importante entre profissionais satisfeitos e profissionais engajados. Quando tratamos de satisfação dos colaboradores, nos referimos apenas ao quão satisfeitos ou felizes eles estão na empresa. Ao se concentrarem em melhorar a satisfação de seu capital humano, as mudanças não necessariamente levarão a uma melhora no desempenho dos funcionários.

Enquanto que funcionários engajados estão motivados, envolvidos e possuem compromisso emocional com a empresa, os satisfeitos podem se sentir assim apenas porque, para eles, a satisfação está em receber o salário no final do mês enquanto fazem o mínimo de esforço possível.

Por isso, engajamento e satisfação de funcionários são dois assuntos diferentes. Todavia, ao lidarmos com profissionais engajados estamos ao mesmo tempo lidando com pessoas que buscam maneiras de melhorar, abraçam causas e mudanças, pegam para si responsabilidades e possuem um nível de satisfação com o que fazem e onde atuam. Desse modo, para este artigo nosso propósito é ajudar sua empresa a contar com um capital humano engajado. A fim de conseguirmos isso, vamos agora entrar na avaliação de desempenho.

Entendendo a Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas de comunicação mais importantes que pode ser utilizada por uma organização, pois ela beneficia tanto o empregado quanto o empregador. É na avaliação de desempenho que o gestor fornece feedback, reconhece o desempenho do seu colaborador e define expectativas para o futuro. Além disso, é durante as avaliações que há uma conversa franca dos dois lados.

Existem muitos benefícios em se conduzir uma avaliação de desempenho. Um dos mais importantes é o fato de ela ser uma excelente maneira de descobrir os pontos negativos destacados pelos colaboradores. Ao saber disso, gestores conseguem criar um plano de ação para mudar o cenário.

Por meio da análise do desempenho de cada funcionário, ficará mais óbvio a participação de cada um na visão da empresa, o que dará uma visão sobre se um profissional está preparado para assumir uma responsabilidade maior. Imagine que existem vários candidatos disputando uma promoção. É por meio da avaliação que você pode filtrar aquele com excelente desempenho e que apresenta mais prontidão profissional.

A avaliação também possibilita a descoberta de funcionários de alto desempenho, isto é, aqueles que você pode investir mais para o desenvolvimento de carreira. Falando em investimentos, é avaliando o desempenho que é possível averiguar se seus colaboradores têm recebido os treinamentos adequados para o exercício de suas funções.

Ela ajuda também na definição de novas metas para a organização. Aliás, uma boa análise de desempenho oferece ao funcionário a oportunidade de fazer perguntas, bem como dar sugestões ou tecer comentários sobre a empresa. Portanto, tenha em mente que a avaliação de desempenho:

  • Reforça o bom desempenho no trabalho;
  • Ajuda a melhorar o desempenho do trabalho insatisfatório;
  • Garante que funcionários e gerentes entendam as expectativas uns dos outros;
  • Permite que funcionários e gerentes criem metas, bem como planos para atingir essas metas;
  • Melhora a comunicação entre gerentes e funcionários;
  • Identifica as necessidades de treinamento;
  • Determina a adequação dos funcionários com relação aos cargos e funções;
  • Avalia a política de seleção e treinamento;
  • Determina como distribuir recompensas e incentivos.

Pontos importantes sobre a Avaliação de Desempenho

É importante que a avaliação de desempenho tenha uma programação regular, sendo realizada pelo menos uma vez por ano. Como comentamos, avaliações fornecem informações valiosas para as organizações, sendo que uma das principais é sobre o nível de engajamento do colaborador.

No entanto, não adianta realizar avaliações de desempenho e não ser capaz de agir sobre os resultados. Ao mesmo tempo em que é necessário entender os principais impulsionadores do engajamento, é fundamental ser estratégico para poder planejar atividades ou iniciativas que terão o maior impacto no aumento desse engajamento.

Ao avaliar o desempenho dos profissionais, baseie-se em metas compatíveis com os desafios e momentos organizacionais de cada colaborador. De nada adianta realizar avaliações com base em metas não condizentes, pois nesse caso, ao invés de ser uma ferramenta motivacional a avaliação acabará desmotivando os profissionais da sua empresa.

Então, defina objetivos para cada funcionário, dependendo da direção estratégica da área e dos planos anuais. Além disso, não esqueça de que o desempenho dos colaboradores deve ser avaliado com base naquilo definido na descrição de trabalho.

Com relação às metas, é importante desenvolver cuidadosamente um mecanismo para que os funcionários alavanquem em direção aos objetivos estratégicos do negócio pensando na perenidade da empresa, e não apenas em um curto prazo. Por isso, ao elaborar a avaliação de desempenho pense nela como um passo a passo para direcionar sua empresa para o futuro.

Concluindo

O sucesso do seu negócio depende muito do desempenho dos seus funcionários. Profissionais engajados tendem a performar melhor, pois olham para toda a empresa ,conseguem visualzar como eles se encaixam e como podem contribuir para o futuro do negócio. Em outras palavras, o envolvimento dos funcionários impulsiona o desempenho da organização como um todo.

Como procuramos mostrar, se conduzida de forma correta e frequente, a avaliação de desempenho pode ter um efeito realmente positivo em sua empresa. Isso porque ela é uma excelente ferramenta para avaliar o engajamento de seus colaboradores.

Se você tiver algo a acrescentar sobre avaliação de desempenho, fique à vontade para contribuir deixando um comentário. Aproveite que está aqui e acesse o Glicando, o blog da Glic Fàs, e fique por dentro de nossos materiais.

Créditos imagem: Unsplash por rawpixel

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Patricia C. Cucchiarato Sibinelli
  • Diretora Executiva
  • Mentoria em gestão de negócios.
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