contratar executivos para empresa familiar 1

Como faço para contratar executivos para empresa familiar?

Situação 1: João é dono de um negócio de sucesso, o qual realmente se orgulha. Suas relações na empresa são ótimas, especialmente com o outro sócio que, não por acaso, é o irmão dele. Sim, João possui uma empresa familiar.

Nessa organização, os sócios se dão muito bem e realmente se complementam. Uma comprovação disso está no alto crescimento que a empresa teve nos últimos anos. Aliás, o crescimento foi tanto que chegou a hora de pensar em um profissional para cuidar exclusivamente do departamento de vendas.

Acontece que João e seu irmão não têm nenhum outro familiar que poderia assumir o cargo. Os dois sabem da importância de ter uma profissionalização na gestão (o sucesso da empresa não é à toa) e, por isso, já sabem que precisam da ajuda de alguém de fora.

Situação 2: Pedro possui uma empresa familiar, com seu filho trabalhando como Diretor Administrativo. A empresa tem sofrido nos últimos anos. Por muito tempo Pedro bateu na tecla de que a “culpa é da situação econômica do país”, até que se deu conta de que precisava assumir o protagonismo na gestão.

Após pesquisar sobre o assunto, ele realmente percebeu que tinha muita coisa errada na sua empresa. Pedro chegou à conclusão de que era hora de chamar profissionais de fora para assumir cargos de diretoria.

Ambas as situações apresentam contextos diferentes, mas as duas possuem algo em comum: tanto Pedro quanto João perceberam a necessidade de contratar executivos para empresa familiar.

O que saber antes de contratar executivos para empresa familiar?

Bom, no caso dos nossos exemplos, as empresas de João e de Pedro passarão por algumas mudanças, pois já foi percebida a necessidade de contar com executivos de fora. Todavia, antes de encontrar a pessoa certa, é fundamental entender qual é o objetivo principal da empresa com essa contratação. Essa visão de longo prazo trabalha com a certeza de que sua decisão não é apenas para encontrar uma solução para o problema atual, mas sim para preparar a empresa para o sucesso no futuro.

Por exemplo, no caso de João, com uma empresa já bem sólida, a necessidade de contratar executivos para empresa familiar surgiu porque o negócio cresceu e precisa de um diretor de vendas. Todavia, se os planos de João e seu irmão forem o de manter a empresa no tamanho que está, pode ser que manter um diretor comercial não faça muito sentido em longo prazo.

No caso de Pedro, contratar executivos para empresa familiar pode não ser uma boa saída se ele e seu filho não se assumirem realmente como protagonistas e se não atuarem com uma gestão mais profissionalizada. Por isso, antes de sair atrás de profissionais altamente qualificados, analise quais são os objetivos de sua empresa a longo prazo. Uma dica que damos é: tenha pensamento estratégico.

Outro item essencial para se preocupar antes de pensar em contratar executivos para empresa familiar é elencar todos os cargos da sua empresa atualmente, bem como todos aqueles que serão necessários para atender aos objetivos de longo prazo. Ao fazer isso, pode ser que se perceba que ainda não seja a hora de procurar por um executivo não familiar, pois a empresa precisará estar mais preparada para tal. O oposto também é verdade, ou seja, a definição de cargos poderá apontar que o negócio precisará de uma força de fora.

Itens para analisar na contratação de executivos não familiares

Após definir os objetivos estratégicos e concluir que realmente é hora de pensar em contratar executivos para empresa familiar, existem algumas boas práticas que podem ser seguidas.

Esteja alinhado com todos os membros da família

O negócio é familiar, então a decisão também precisa ser dos membros da família que fazem parte da empresa. A procura com um executivo poderá ser para liderar uma área ou até mesmo para assumir a sucessão. Em ambos os casos, a família precisará chegar a um consenso sobre algumas questões, como:

  • Estamos prontos para trazer pessoas de fora, com visões diferentes?
  • No caso de planejamento sucessório, todos estão de acordo em ter um CEO não familiar?
  • Quais qualidades e valores o executivo deverá ter?
  • Não temos ninguém dentro da empresa para assumir o papel?

Elabore um plano estratégico

O planejamento estratégico ajuda a combinar metas e objetivos com as qualificações técnicas e subjetivas necessárias em um líder não familiar. Se esta for a primeira vez que se considera contratar executivos para empresa familiar, provavelmente haverá muitas dúvidas e preocupações.

O plano estratégico será muito útil para alinhar o processo de recrutamento e as razões por trás dessa decisão. Além disso, ajuda a preparar o terreno para a mudança e permite que o executivo entre em um ambiente mais favorável.

Realize uma busca minuciosa

Existem empresas especializadas que possuem acesso a um grande grupo de candidatos devidamente qualificados. O importante aqui é entender que contratar executivos para empresas familiares significa saber que se deve considerar não apenas qualificações técnicas, mas também levar em conta a adequação cultural.

Organizações familiares possuem uma dinâmica diferente. Muitas vezes o negócio não está ainda profissionalizado e o executivo de fora deverá ser alguém com capacidade de quebrar barreiras e que tenha paciência para ir aos poucos mudando a cultura. O candidato pode ser muito talentoso ou pode ter tido muito sucesso em outra organização, mas se ele não conseguir lidar com a dinâmica familiar e se não compartilhar dos valores da família, ele não terá êxito na nova tarefa.

E o que atrai executivos para empresas familiares?

Você entendeu os itens que precisa se atentar ao pensar em contratar executivos para empresa familiar. A fim de que você possa atrai-los, é interessante entender alguns pontos que chamam a atenção de um executivo que queira trabalhar em um negócio familiar.

Talvez o ponto mais notável seja a perspectiva de longo prazo. Proprietários de uma organização familiar querem garantir que o legado passe para outra geração. Isso significa que ao contratar um executivo, a intenção é que esse profissional faça um trabalho baseando-se em uma estratégia de longa duração. De certo modo, esse fator representa uma certa segurança de empregabilidade.

Especialmente para quem gosta de desafios, trabalhar em uma empresa familiar pode significar ter um vasto terreno para aplicar seus conhecimentos. Na maioria das vezes, a intenção em contratar executivos para empresa familiar é de profissionalizar a gestão, o que faz com que o profissional contratado seja incumbido de implantar controles, processos e procedimentos até então não existentes.

Negócios familiares carregam também um conjunto mais forte de valores. Com isso, profissionais de fora tendem a encontrar um maior senso de propósito. Adicionalmente, como o nome da família está muitas vezes estampado na própria marca da empresa, a reputação é importante para os negócios em um nível muito mais pessoal do que pode ser encontrado em uma empresa não familiar.

Para encerrar

As razões por trás de contratar executivos para empresa familiar devem estar bem claras, aceitas por todos e dentro de um escopo de planejamento de longo prazo. Ainda, é imprescindível que os profissionais da família tenham confiança no novo contratado, especialmente porque essa pessoa será alguém que criará estratégias e ajudará o negócio a alavancar.

A tarefa não é fácil, pois, como abordamos, empresas familiares têm uma dinâmica diferente com uma cultura particular (neste artigo abordamos a questão). Todavia, para muitos casos se faz essencial uma mão de fora a fim de que a organização cresça e o legado perdure por gerações.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e que agora você tenha uma ideia melhor sobre o que envolve contratar executivos para empresa familiar. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre o tema, deixe um comentário ou entre em contato. Fique também à vontade para compartilhar este post com seus colegas.

Créditos imagem: Pixabay por geralt

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contate-nos

Patricia C. Cucchiarato Sibinelli
  • Diretora Executiva
  • Mentoria em gestão de negócios.
  • Tel: (11) 9 9911 0274