familyoffice

Family Office: você sabe o que ele faz?

Quando falamos em crescimento de um negócio familiar, temos que lembrar que se cresce a empresa da família é bem provável que aumente também o patrimônio familiar como um tudo. E a isso nos referimos os imóveis, veículos, propriedades etc., de toda uma geração.

Bom, e se a fortuna da família como um todo aumenta, você vai concordar que administrar tudo de forma profissional, garantindo que a próxima geração se beneficie, não é uma tarefa fácil. Para cuidar dessa Gestão do Patrimônio Privado é que existe o Family Office.

O que é Family Office?

Um Family Office é uma empresa de consultoria que gerencia e supervisiona a riqueza de famílias donas de grandes empresas e com muitos bens. É composto por uma equipe de especialistas cuja função é agir no melhor interesse das famílias a que servem. Isso significa trabalhar em frentes como:

  • Planejamentos estratégico, tributário, financeiro e patrimonial;
  • Planejamento sucessório;
  • Gestão de riscos;
  • Gestão de ativos;
  • Gestão de riqueza (Wealth Management)
  • Gestão fiduciária;
  • Assessoria jurídica, contábil e de investimentos;
  • Necessidades de estilo de vida da família (concierge).

Observe que não se trata apenas de uma empresa que administra o patrimônio da família, mas também atende ao seu estilo de vida, incluindo coordenação de viagens, organização de eventos privados, suporte na compra e venda de bens, etc.

Para que tipo de empresa é recomendado o Family Office?

De modo geral, Family Offices são indicados para famílias cuja fortuna seja acima de R$100 milhões. Isso não é regra, mas sim uma espécie de consenso no mercado, sendo que existem empresas que trabalham com famílias detentoras de uma quantidade menor de riqueza. Ainda, os offices são classificados em dois tipos:

  • Single-family office: são estruturados pela própria família, ou seja, é a família que contrata os funcionários;
  • Multi-family office: apoia mais de uma família.

A decisão de ter o apoio de um Family Office geralmente é tomada quando o gerenciamento do patrimônio da família torna-se uma tarefa complicada, especialmente quando surge a necessidade de envolver a próxima geração. As famílias com grandes patrimônios tendem a optar pelo single-family office. No entanto, a escolha do tipo de Family Office deve iniciar com uma avaliação minuciosa das necessidades do grupo familiar.

Vantagens de um Family Office

Geralmente, a preservação e o aumento da riqueza são vistos como as principais vantagens de um Family Office. À lista de benefícios, acrescentamos:

  • Regularização das finanças familiares;
  • Gerenciamento de tarefas domésticas;
  • Preservação dos bens;
  • Diversificação de investimentos a fim de diminuir os riscos;
  • Orientação sobre os melhores investimentos de acordo com os objetivos da família em longo prazo;
  • Auxílio na transferência de riqueza de uma geração para outra;
  • Apoio nas tomadas de decisão;
  • Negociação de prazos com bancos e fornecedores;
  • Consultoria de fusões e aquisições;
  • Assessoria imobiliária e administração de imóveis;

Para entender melhor, veremos os serviços oferecidos pelo Family Office.

Serviços prestados pelo Family Office

Você já percebeu que o ramo de atuação de um Family Office é abrangente, mas seu escopo é dentro da família, supervisionando e gerenciando tudo o que diz respeito a ela. Esse tipo de empresa atua fortemente na Gestão Patrimonial e isso inclui aconselhamento sobre gestão de ativos, estruturação de investimentos e de proteção da privacidade e do patrimônio.

Sobre os ativos, após eles serem acumulados é primordial protegê-los. É fato que conforme a riqueza vai crescendo, mais a família se torna um alvo. Por isso, ela deve estar muito bem protegida contra perdas resultantes de acidentes, questões judiciais, e leis oportunistas. Por isso, os offices têm forte atuação na Gestão de Riscos.

Os objetivos de longo prazo de uma família formam a estrutura para a tomada de decisões. Nesse aspecto, o Family Office auxilia na formulação de metas, envolvendo os objetivos de investimentos da família através de um plano de gerenciamento de investimentos. Tudo isso é um passo fundamental no processo de gerenciamento de riqueza (Wealth Management), atividade pela qual os offices são responsáveis.

A Governança Familiar entra também no rol de serviços prestados pelo Family Office, que atua desde apoiador da implementação da governança, até no planejamento sucessório e organização de conselhos familiares. Também é importante citarmos o Planejamento Tributário, especialmente no que diz respeito aos impostos.

Os offices são focados em garantir que a fortuna da família não seja prejudicada tão negativamente pelos impostos. Por isso, exercem atividades relacionadas ao cumprimento de obrigações fiscais e procuram por maneiras de reduzir os custos tributários.

O Family Office trabalha não apenas com decisões financeiras ou legais, mas também com Serviços de Caridade e Filantropia. Sobre isso, incluem apoio na formulação de estratégia de doação, planejamento de filantropia, preparação e apresentação de atividades filantrópicas, entre outras atividades.

Como citamos, Family Offices não gerenciam apenas o patrimônio da família, mas também atendem às necessidades familiares. Por isso, tenha em mente que essas empresas prestam serviços em decisões financeiras e de estilo de vida, além de trabalharem com e para a família.

Concluindo

Um Family Office gerencia e supervisiona a riqueza de famílias donas de grandes empresas e com muitos bens. Os offices realizam o Wealth Management (ou, como vimos, Gestão de Riqueza) e isso inclui não apenas o que diz respeito à empresa do grupo familiar, mas também a tudo que a família possui de bens e patrimônios (carros, obras de arte, imóveis, etc.).

A área de atuação de um Family Office é abrangente, sendo que não se trata de uma empresa que cuida apenas das gestões patrimonial e de riqueza. Seus serviços são prestados também para atender às necessidades de estilo de vida de toda a família.

Para encerrar, já que neste artigo você conheceu mais sobre os offices, que tal explorar a Mentoria em Gestão de Negócios para empresas familiares? Caso interesse, não deixe de ler nosso artigo:

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Conte-nos o que achou e fique também à vontade para compartilhá-lo com seus colegas. Aproveite para ficar por dentro de nossos outros materiais. Acesse o Glicando, o blog da Glic Fàs!

Créditos imagem: Unsplash por Rawpixel

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contate-nos

Patricia C. Cucchiarato Sibinelli
  • Diretora Executiva
  • Mentoria em gestão de negócios.
  • Tel: (11) 9 9911 0274