O que a Glic Fàs pode oferecer quando falamos de Escritório de Projetos?
O gerenciamento de projetos é uma competência estratégica que ajuda organizações a melhor competirem em seus mercados. Quem fala isso não somos nós, da Glic Fàs, mas sim o PMI (Project Management Institute), uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos.
Organizações inteligentes entendem que práticas comprovadas de gerenciamento de projetos levam a um maior sucesso e a menos desperdício de tempo, dinheiro e recursos. E mais: elas sabem que uma abordagem estruturada de Gerenciamento de Projetos as levará a alcançarem os objetivos e intenções originais de seus negócios.
Para ter sucesso na gestão de projetos é necessário uma boa estruturação do Escritório de Projetos, também conhecido como EGP (Escritório de Gestão de Projetos) ou PMO (Project Management Office).
O foco do Escritório de Projetos é estratégico. Ele garante que os recursos de uma organização estejam alinhados com as metas do negócio. Apesar de isso parecer algo restrito à teoria, o próprio PMI tem a prova: de acordo com o Instituto, empresas que usaram um PMO sincronizado com as estratégias de negócios tiveram 38% a mais de projetos atingindo as metas originais.
Já que um Escritório de Projetos é um centro de excelência que garante uma abordagem consistente ao projeto, como, na prática, a Glic Fàs pode ajudar sua empresa?
A implantação do Escritório de Projetos (como trabalhamos)
Um sistema de gerenciamento de projetos deve ser adaptável para diferentes mercados e tamanhos de empresas, possuir simplicidade de uso, ser transparente e basear-se em dados e fatos. A implantação de um sistema de gestão inclui dimensões essenciais para o seu sucesso e sustentação. Por isso, nos focamos em itens como:
- Capacitação da organização para compreensão da importância e do funcionamento do gerenciamento de projetos;
- Estrutura e alinhamento da organização;
- Papéis e responsabilidades dos membros da organização;
- Riscos associados aos projetos;
- Maturidade dos projetos;
- Documentação dos projetos;
- Acessibilidade e usabilidade de ferramentas;
- Definição de KPIs;
- Alinhamento com a estratégia do negócio;
- E outros.
A fim de implantarmos o gerenciamento de projetos nas empresas, nos baseamos na metodologia do Guia PMBOK® (trata-se de um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos). De acordo com o PMBOK, são cinco os grupos de processos do gerenciamento de projetos (os quais seguimos em nossa abordagem):
- Início
- Planejamento
- Execução
- Monitoramento e Controle
- Encerramento
O Escritório de Projetos (PMO) é considerado como o elemento viabilizador da utilização da metodologia para gerenciamento de projetos. Para que o trabalho do PMO tenha êxito, juntamente com as partes interessadas definimos os benefícios esperados do escritório. Isso estabelecerá quais funções o PMO exercerá na empresa.
Sendo assim, o passo inicial é ouvir os stakeholders para alinhamento de objetivos. Alguns objetivos esperados incluem:
- Melhor controle sobre prazos e custos dos projetos;
- Aumento de agilidade nas tomadas de decisão;
- Aumento de produtividade;
- Melhor comunicação com o nível executivo;
- Maior visibilidade do andamento dos projetos;
- Melhor controle sobre terceiros e subcontratados;
- Mais clareza na definição de papéis e responsabilidades;
- Entre outros.
Os objetivos variam de organização para organização, mas, independente disso, tenha em mente que para implantar um Escritório de Projetos é fundamental que stakeholders sejam claros quanto ao que esperam do PMO.
E por que precisamos ouvir stakeholders? A resposta é simples: com base em suas respostas definimos as funções mais indicadas para o Escritório de Projetos de nossos clientes.
Como você pode observar, cada PMO é único de acordo com sua especificação e necessidade do negócio. Isso significa que o trabalho de implantação do Escritório de Projetos é individual, ou seja, não existe uma fórmula pronta e não tem como replicar abordagens.
Para exemplificar, após o estabelecimento dos objetivos do Escritório de Projetos, algumas das funções que podemos identificar para o PMO incluem:
- Alocar recursos entre projetos;
- Realizar benchmarking;
- Conduzir auditorias de projetos;
- Gerenciar stakeholders;
- Promover a cultura do gerenciamento de projetos na organização;
- Participar do planejamento estratégico;
- Entre outras.
Exemplo na prática
Nosso trabalho é o de realizar toda a estruturação do gerenciamento do projetos. Ao fazer isso, nossos clientes conseguem benefícios como:
- Melhorar o processo de tomada de decisão;
- Avaliar benefícios e riscos de projetos no contexto de um portfólio completo;
- Libertar os executivos para pensarem estrategicamente;
- Aumentar a flexibilidade estratégica ao selecionar os projetos mais adequados a cada momento;
- Ter um crescimento dos negócios através da melhor previsibilidade e competitividade dos resultados obtidos, com as entregas no tempo e orçamento certos.
Um de nossos cases vêm de quando trabalhamos com a realização de um empreendimento do segmento de infraestrutura. Como é de se esperar, um investimento em projeto de capital nesse setor ocorre somente após o risco do empreendedor ser dimensionado e aceito (o mesmo, claro, se aplica a outros segmentos). Para este trabalho, procuramos respostas para questões como:
- O que será implantado?
- Quem vai realizar a implantação?
- Qual será a estratégia de implantação?
- Quem são as partes interessadas? Como será a comunicação com elas?
- Quais os riscos?
- Quais autorizações são necessárias?
- Etc.
As respostas às perguntas que propusemos sustentaram objetivos de prazo e custo factíveis com a estratégia geral de execução de projeto. Além disso, baseando-nos nas práticas de PMI, definimos questões como:
- Escopo
- Prazo
- Custos
- Qualidade
- Riscos
- Partes interessadas
- Aquisições
- Comunicação
- Recursos Humanos
- Saúde, Meio-ambiente e Segurança
- Integração
Para atender a este cliente, durante um longo período de tempo executamos processos complexos.
Quer saber mais?
A escolha de um bom projeto e o gerenciamento de projetos desde o início do ciclo de vida do projeto são fundamentais para viabilizar a implementação da estratégia do negócio. Neste artigo, mostramos de uma forma geral como podemos ajudar quando o assunto é Escritório de Projetos.
Se quiser saber mais, entre em contato conosco. Será um prazer entender melhor das necessidades da sua empresa e como podemos apoiá-la a entregar valor aos seus stakeholders.
E caso você queira entender melhor sobre Gestão de Projetos, indicamos a leitura do post Você sabe o que é gestão estratégica de projetos?.
Créditos imagem: Unsplash por Tim Gouw.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!