vantagem da empresa familiar 1

Visão de longo prazo: uma vantagem da empresa familiar

Exatamente por isso que uma vantagem da empresa familiar é sua visão de longo prazo. Essa característica faz com que esses modelos de negócio sejam mais comprometidos com seus stakeholders, afinal, existe uma preocupação com a perenidade da organização.

Para entender, pense o seguinte: o que é necessário para fazer um negócio tradicional operar? Em primeiro lugar, é preciso que se tenha um princípio a ser seguido (os valores) e uma visão a ser buscada. Em uma empresa não familiar chega um momento que os fundadores terão que lidar com parceiros e/ou investidores. Muitas vezes – e por um erro -, a preocupação nesse tipo de negócio não é em sua sustentabilidade futura, mas sim em levar um dia após o outro com o único objetivo de ter dinheiro em caixa.

Já em uma organização familiar existe, claro, a preocupação em fazer dinheiro. Todavia, essa preocupação foca-se no longo prazo, pois existe o desejo de que o legado perdure por gerações. Isso significa que as decisões em uma empresa familiar hoje vão depender do que seus membros querem para o futuro. É o desejo de sobrevivência que fala mais alto.

Como a visão de longo prazo é uma vantagem da empresa familiar?

Uma vez que o desejo dos fundadores de uma empresa familiar seja o de garantir a perenidade do negócio, essas organizações estão muito mais dispostas a investir em um longo prazo. Nesse sentido, a empresa familiar busca por investimentos no presente que vão ao encontro dos seus objetivos de longo prazo. Inclusive, é normal vermos executivos de empresas familiares investirem com um horizonte de 10 ou 20 anos, concentrando-se no que podem fazer agora para beneficiar a próxima geração.

Em outras palavras, as ações tomadas hoje são pautadas em um futuro mais longínquo. Exatamente por isso que empresas familiares que realmente se preocupam com a sobrevivência do negócio para as próximas gerações possuem o pensamento estratégico, que nada mais é do que o processo de examinar o que será feito, sempre levando em consideração as necessidades do grupo de pessoas que será atingido pelo processo/atividade (nesse caso, a próxima geração).

Ao trabalhar com um pensamento estratégico, isto é, visão de longo prazo, as estratégias passam a estar ainda mais alinhadas com o ambiente mutável e competitivo, sempre com base no futuro. Para acionistas, isso significa que a empresa está muito mais preocupada em trazer retornos tanto para o ano que vem, quanto para daqui a 3, 20 ou 50 anos, do que uma empresa não familiar.

A visão de longo prazo é uma vantagem da empresa familiar para seus clientes também. Assim como o fundador quer manter a família dentro do negócio, é também desejo dele que seus clientes sejam fiéis e que essa fidelidade igualmente ultrapasse gerações. Isso faz com que organizações familiares se mostrem mais comprometidas e preocupadas em entregar o melhor ao cliente.

Caminhos de uma empresa familiar

Se a vantagem da empresa familiar está na visão de longo prazo, é natural que sejam discutidos desde seu surgimento os caminhos que ela pode seguir de acordo com seus objetivos. Por exemplo, o negócio familiar pode querer crescer a ponto de abrir o capital, assim como pode expandir adquirindo outras empresas. Todavia, ele também pode continuar sendo uma pequena empresa por gerações.

Como qualquer modelo de negócio, no familiar não existe regra que sirva para todos. Tudo dependerá do planejamento estratégico da empresa aliado à visão de longo prazo. O objetivo primordial é o de fazer o legado sobreviver para a próxima geração de maneira que haja sustentabilidade financeira, ou seja, abertura de capital não é o único trajeto que uma organização familiar pode seguir.

Já que a visão de longo prazo é uma vantagem da empresa familiar, se seus membros querem mesmo passar as chaves para a próxima geração, inevitavelmente virá à tona a preocupação com a profissionalização da gestão. Qual a vantagem disso?

Resumidamente, qualquer negócio que se preocupa com a profissionalização (e aqui estamos falando inclusive de empresas não familiares) está dando um passo a frente. Organizações com a gestão profissionalizada trabalham com processos, indicadores, métricas e governança corporativa.

Isso quer dizer que como a visão de longo prazo é uma vantagem da empresa familiar, para que ela possa realmente ser um legado seus membros terão que se preocupar em torná-la mais profissional. A profissionalização da gestão é, portanto, um caminho obrigatório para negócios familiares que se preocupam com a perenidade.

Não podemos esquecer a questão da sucessão, outro caminho inevitável para empresas familiares duradouras. Ao ter a visão de longo prazo, os membros familiares apresentam a preocupação de preparar a próxima geração para o comando, garantindo uma transição suave e o fortalecimento do negócio no futuro.

Concluindo

A visão de longo prazo é uma vantagem da empresa familiar no sentido de que ela fortalece a vontade de sobrevivência do negócio. E para sobreviver a organização precisa ter uma gestão profissionalizada e se preocupar com quem assumirá o comando no futuro.

Adicionalmente, essa visão de longo prazo torna a empresa mais atrativa para investidores e acionistas, uma vez que existe uma vontade maior de que o negócio esteja cada vez mais preparado financeiramente para a geração futura. Também como destacamos, o comprometimento com os clientes é outra vantagem da empresa familiar que resulta desse olhar para o longo prazo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre o tema, deixe um comentário ou entre em contato. Fique também à vontade para compartilhar este post com seus colegas.

Créditos imagem: Pixabay por Free-Photos

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contate-nos

Patricia C. Cucchiarato Sibinelli
  • Diretora Executiva
  • Mentoria em gestão de negócios.
  • Tel: (11) 9 9911 0274